Sustentabilidade

Responsabilidade Social

A Metalfrio acredita que toda empresa tem deveres a cumprir com a sociedade que não se limitam apenas às obrigações governamentais, e busca cumprir com esses deveres da melhor forma possível.
A Metalfrio é comprometida com a ética e a qualidade de vida dos colaboradores, de suas famílias, da comunidade e da sociedade como um todo. No Brasil, a Metalfrio possui várias iniciativas sociais e incentiva a participação de seus com o objetivo de melhorar a vida das pessoas.
A Companhia também busca instituir suas crenças e preocupações sociais nos demais países em que iniciou suas atividades recentemente e espera que tais iniciativas nestes países sejam tão benéficas para a sociedade local quanto tem sido no Brasil.

A Metalfrio busca o melhor relacionamento junto às comunidades onde está presente, com o propósito de promover o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida, zelando pelo meio ambiente, com respeito aos direitos sociais, humanos e dos consumidores.

Dessa forma, a Metalfrio tem como objetivo contribuir para a melhoria contínua da qualidade educacional e cultural oferecida aos jovens escolares, além de dar assistência à infância, objetivando a construção de um mundo mais harmônico.

Outras ações pontuais de apoio material e financeiro aos projetos sociais estruturados são desenvolvidas pela empresa e seus colaboradores, em atenção às necessidades da comunidade. Dentre as ações sociais em que participa no Brasil, destacam-se:

  • Parceria com o GRAACC (ONG que atende crianças com câncer): apoio às ações do GRAACC.
  • Parceria com a Associação Cruz Verde (Entidade que atende pessoas com paralisia cerebral grave): Campanha anual para arrecadação mantimentos.
  • Projeto Educar - Educação em um Novo Grau: programa de educação voltado aos colaboradores da unidade localizada em São Paulo, o Educar Metalfrio Solutions oferece a formação de seus profissionais no curso de MBA em Gestão Empresarial.
  • Natal Beneficente Metalfrio: consiste na doação de roupas, calçados e brinquedos a instituições de apoio à criança carente.
  • Metalfrio luta contra a AIDS: promoção de atividades de conscientização e prevenção da doença e apoio s Instituições.
  • Metalfrio + Saúde: O programa Metalfrio + Saúde acontece na unidade da Metalfrio em Mato Grosso do Sul. É um programa mensal, cujo objetivo é atender aos colaboradores e dependentes diretos em procedimentos médicos.
  • Carreta da Saude: Anualmente, a Metalfrio leva à cidade de Três Lagoas a Carreta da Saúde, com equipamentos de alta tecnologia e equipe médica especializada, para atender à comunidade local.
  • Incentivo ao Esporte: A Metalfrio, através do SESI, incentiva os colaboradores a participar dos Campeonatos Interestaduais.
  • Alto de Natal: A Metalfrio patrocina anualmente o “Teatro de Tábuas” (teatro ao ar livre) para a população de Três Lagoas.
  • Bazar Beneficente: A Metalfrio arrecada mensalmente doações de roupas, sapatos e diversos utensílios, em apoio a Instituições carentes.

Topo

Responsabilidade Ambiental

A Metalfrio dedica especial atenção à questão do meio ambiente, saúde e segurança, com uma visão de desenvolvimento sustentável das suas atividades, produtos e serviços, estabelecendo a preservação ambiental como uma das suas prioridades. Sua conduta em relação ao meio ambiente envolve aplicar todas as medidas necessárias para prevenir danos ao meio ambiente, incluindo uma avaliação prévia dos efeitos potenciais nesse âmbito ainda no estágio inicial de planejamento de produtos e processos. A Metalfrio considera uma tarefa contínua de gerenciamento cultivar e promover um senso de responsabilidade pela preservação ambiental, tanto entre funcionários quanto entre os parceiros contratados.

Em 1998 a Metalfrio fez um investimento de aproximadamente US$3,0 milhões para eliminar totalmente de seus produtos e instalações os gases CFC (gases que destroem a camada de ozônio), tornando-se assim a primeira fábrica de refrigeradores totalmente ecológica da América Latina.

A partir de 1999 a aquisição de chapas pré-pintadas eliminou o setor de pintura, reduzindo a emissão de poluentes e o consumo de água e energia elétrica. No mesmo ano, a empresa iniciou nas suas dependências a coleta seletiva, que permite destinar grande parte dos resíduos industriais para a reciclagem.

Em 2001, a Metalfrio foi a primeira a introduzir no mercado os refrigeradores ¯ “Economizer” com menor consumo de energia.

Desde 2002, A Metalfrio participa do Selo Procel de Economia de Energia, programa brasileiro de etiquetagem de refrigeradores e congeladores, por desenvolver produtos que reduzem o consumo de energia.

Em 2010, a Metalfrio implantou o sistema “3R - Reduza, Reuse e Recicle” de sustentabilidade, a fim de reduzir o número de matérias primas e processos impactantes ao Meio-Ambiente, re-manufaturar produtos, em vez de descartá-los, e a iniciativas para a reciclagem de produtos, por meio de serviços disponíveis oferecidos aos clientes, que visa a destinação correta dos resíduos sólidos, líquidos ou gasosos.

Com o objetivo de proporcionar economia de energia e o menor uso e descarte de lâmpadas fluorescentes no meio ambiente, desde 2011 a Metalfrio passou a utilizar iluminação com tecnologia LED todos seus produtos. O consumo de energia de lâmpadas de LED é três vezes menor que o das lâmpadas, além de terem vida útil de até sete vezes maior que a da lâmpada fluorescente.

Em linha com sua política de responsabilidade ambiental, a Metalfrio realizou análises constantes do cumprimento de todas as normas ambientais às quais ela e suas controladas estão sujeitos e, quando julga necessário, a Metalfrio contrata consultores técnicos e jurídicos para assessoria. A Metalfrio e suas controladas estão regulares com relação ao licenciamento ambiental de todos os seus empreendimentos e unidades industriais.

A Metalfrio acredita, assim, estar em cumprimento de todas as normas ambientais estabelecidas pelos governos locais onde possui unidades industriais.