Perguntas Mais Freqüentes

Onde são negociadas as ações da Metalfrio?

As ações da Metalfrio estão registradas para negociação na BM&FBOVESPA sob o código “FRIO3”, admitidas à negociação no Novo Mercado, nível mais elevado de práticas diferenciadas de governança corporativa.

Topo

Quais os direitos das ações ordinárias da Metalfrio?

As ações da Metalfrio garantem aos seus titulares os seguintes direitos:

  • direito de voto nas Assembléias Gerais da Companhia;

  • direito ao dividendo mínimo obrigatório, em cada exercício social, equivalente a 25,0% do lucro líquido ajustado nos termos do artigo 202 da Lei das Sociedades por Ações;

  • em caso de alienação, direta ou indireta, a título oneroso do controle da Companhia, tanto por meio de uma única operação, como por meio de operações sucessivas, direito de alienação de suas ações nas mesmas condições asseguradas aos Acionistas Controladores alienantes (tag along com 100,0% do preço);

  • em caso de cancelamento do registro de companhia aberta ou de cancelamento de listagem no Novo Mercado da BM&FBOVESPA, direito de alienação de suas ações em oferta pública a ser lançada pelos Acionistas Controladores, pelo seu respectivo valor econômico apurado mediante elaboração de laudo de avaliação por empresa especializada e independente, com experiência comprovada e escolhida pela assembléia de Acionistas titulares de ações em circulação a partir de lista tríplice apresentada pelo Conselho de Administração, sendo que os custos de elaboração do referido laudo deverão ser integralmente suportados pelos Acionistas Controladores;

  • todos os demais direitos assegurados às Ações, nos termos previstos no Regulamento do Novo Mercado da BM&FBOVESPA, no Estatuto Social da Metalfrio e na Lei das Sociedades por Ações.

Topo

Como e onde a Metalfrio divulga suas informações

Todos os fatos relevantes, anúncios de resultado e demais comunicados ao mercado da Metalfrio são divulgados de maneira simultânea na CVM/BM&FBOVESPA e na área de relações com investidores do website da Companhia (www.metalfrio.com.br), além de posteriormente encaminhados por correio eletrônico às pessoas que se cadastram para receber tais informações. Para se cadastrar, favor clicar aqui.

As demonstrações financeiras completas são publicadas anualmente nos jornais Folha de São Paulo e Diário Oficial do Estado de São Paulo. Demonstrações financeiras trimestrais, press releases, apresentações, fatos relevantes e avisos aos acionistas estão disponíveis na área de relações com investidores do website da Metalfrio (www.metalfrio.com.br). Outras informações sobre a Companhia também podem ser obtidas nos sites da Bolsa de Valores de São Paulo (www.bmfbovespa.com.br) e Comissão de Valores Mobiliários (www.cvm.gov.br).

Topo

Como investir em ações?

Antes de procurar uma Corretora de Valores, sugere-se que você estude o assunto no site da BM&FBOVESPA. Contribuindo para o aprendizado do iniciante, a Bolsa de Valores de São Paulo elaborou um Curso Básico sobre o Mercado de Ações. São três módulos distintos, que ainda trazem exercícios para você testar seus conhecimentos. Clique nos links abaixo e confira:

Curso Básico "Mercado de Ações"
Curso Básico "Mercado a Vista"
Curso Básico "Mercado de Opções"

Depois disso, o próximo passo é você procurar uma Corretora de Valores. As Corretoras e outros intermediários financeiros dispõem de profissionais voltados à análise de mercado, de setores e de companhias, e com eles você poderá se informar sobre o momento certo de comprar e vender determinadas ações para obter melhores resultados.

Você também pode negociar ações via Internet. Para tanto, é necessário que você seja cliente de uma Corretora da BM&FBOVESPA que disponha do sistema Home Broker, o qual permite a negociação de ações via Internet. Confira a lista das Corretoras que oferecem Home Broker.

Topo

Quem é responsável e onde é feito o atendimento aos acionistas?

O atendimento aos acionistas da Metalfrio é efetuado em qualquer agência do Banco Itaú S.A., cuja sede está localizada na Praça Alfredo Egydio de Souza Aranha, nº 100, Torre Itaúsa, São Paulo, SP. O telefone e o e-mail de contato do departamento de acionistas do Banco Itaú são tel: (0xx11) 5029-1919 fax: (0xx11) 5029-1917 e rosana@itau-unibanco.com.br, respectivamente.

Endereços e contatos das agências especializadas

Brasília
Contato: Constancia Maria S de Oliveira
SCS Quadra 3 - Edif. D´Angela, 30, Bloco A, Sobreloja
Centro - Brasília/DF
CEP 70300-500
Tel: (0xx61) 3316 4850

Belo Horizonte
Contato:Jussara Maria Miranda de Souza
Av. João Pinheiro 195, Subsolo
Centro - Belo Horizonte/MG
CEP 30130-180
Tel: (0xx31) 3249 3524

Curitiba
Contato: Marcia Regina de N Machado
R. João Negrão 65, Sobreloja
Centro - Curitiba/PR
CEP 80010-200
Tel: (0xx41) 3320 4128

Porto Alegre
Contato: Sandra Ferreira da Silva
R. Sete de Setembro,746 Térreo
Centro - Porto Alegre/RS
CEP 90010-190
Tel: (0xx51) 3210 9150

Rio de Janeiro
Contato: Mônica Lopes Carvalho Rodrigues
R. sete de Setembro,99 Subsolo
Centro - Rio de Janeiro/RJ
CEP 20050-005
Tel: (0xx21) 2508 8086

São Paulo
Contato: Claudia A Germano Vasconcellos
R. Boa Vista,176 1º Subsolo
Centro - Sao Paulo/SP
CEP 01092-900
Tel: (0xx11) 3247 3139

Salvador
Contato: Watson Carlos Passos Barreto
AV. Estados Unidos ,50 2º AND - (Ed Sesquicentenário)
Comércio - Salvador/BA
CEP 40020-010
Tel: (0xx71) 3319 8010

Topo

Como posso contatar a Área de Relações com Investidores?

Metalfrio Solutions S.A.
Avenida Abrahão Gonçalves Braga, nº 412
Vila Livieiro - São Paulo
04186-220
Tel: (0xx11) 2627-9001
Fax: (0xx11) 2627-9195
www.metalfrio.com.br

Luiz Eduardo Moreira Caio
Presidente e Diretor de Relações com Investidores
E-mail: ri@metalfrio.com.br

Quaisquer questões não relacionadas a analistas e investidores devem ser encaminhadas para o Fale Conosco Metalfrio

O atendimento aos acionistas da Metalfrio é efetuado em qualquer agência do Banco Itaú S.A., cuja sede está localizada na Praça Alfredo Egydio de Souza Aranha, nº 100, Torre Itaúsa, São Paulo, SP. O telefone e o e-mail de contato do departamento de acionistas do Banco Itaú são tel: (0xx11) 5029-1919 fax: (0xx11) 5029-1917 e rosana@itau-unibanco.com.br, respectivamente.

Topo

Por que a Metalfrio utiliza EBITDA e EBITDA Ajustado?

EBITDA: O EBITDA apresentado é utilizado pela Companhia para medir a sua performance. O EBITDA é igual ao lucro líquido antes dos impostos de renda e contribuição social, resultado financeiro líquido, depreciação e amortização. O EBITDA não é uma medida de desempenho financeiro segundo as Práticas Contábeis Adotadas no Brasil, tampouco deve ser considerado isoladamente, ou como uma alternativa ao lucro líquido, como medida de desempenho operacional, ou alternativa aos fluxos de caixa operacionais, ou como medida de liquidez. Outras empresas podem calcular EBITDA numa maneira diferente da Metalfrio. A Companhia divulga seu EBITDA, pois o utiliza como métrica de desempenho e o considera uma medida útil por ser frequentemente utilizado por analistas de mercado de capitais, investidores e outras partes interessadas na avaliação de empresas em seu mercado. Em razão de não serem consideradas, para o seu cálculo, as despesas e receitas com juros (financeiras), o imposto de renda e a contribuição social, e a depreciação e amortização, o EBITDA funciona como um indicador de seu desempenho econômico geral, que não é afetado por flutuações nas taxas de juros, alterações da carga tributária do imposto de renda e da contribuição social ou dos níveis de depreciação e amortização. Conseqüentemente, a Companhia acredita que o EBITDA funciona como uma ferramenta significativa para comparar, periodicamente, desempenho operacional, bem como para embasar determinadas decisões de natureza administrativa. A Companhia acredita que o EBITDA permite uma melhor compreensão não só sobre seu desempenho financeiro, como também sobre a sua capacidade de cumprir com suas obrigações passivas e de obter recursos para suas despesas de capital e para seu capital de giro. O EBITDA, no entanto, apresenta limitações que prejudicam a sua utilização como medida de lucratividade, em razão de não considerar determinados custos decorrentes de seus negócios, que poderiam afetar, de maneira significativa, os seus lucros, tais como despesas financeiras, tributos, depreciação, despesas de capital e outros encargos relacionados.

EBITDA Ajustado: O EBITDA Ajustado tem por base o EBITDA ajustado pelos incentivos fiscais de ICMS - subvenção para investimentos e pelo resultado não operacional. A administração da Companhia considera apropriado o ajuste do EBITDA para tal incentivo fiscal uma vez que reconhece na sua demonstração de resultados o valor integral da despesa com ICMS, sendo a redução do passivo de ICMS a pagar, decorrente do incentivo fiscal, contabilizada diretamente contra o seu patrimônio líquido na conta Reserva de capital - subvenção para investimentos. Da mesma forma como o EBITDA, o EBITDA Ajustado também não é uma medida de desempenho financeiro segundo as Práticas Contábeis Adotadas no Brasil, tampouco deve ser considerado isoladamente, ou como uma alternativa ao lucro líquido, como medida de desempenho operacional, ou alternativa aos fluxos de caixa operacionais, ou como medida de liquidez. Outras empresas podem calcular EBITDA Ajustado numa maneira diferente da Metalfrio. A Companhia divulga seu EBITDA Ajustado, pois o utiliza como métrica de desempenho e o considera uma medida útil por ser frequentemente utilizado por analistas de mercado de capitais, investidores e outras partes interessadas na avaliação de empresas em mercado. Em razão de não serem consideradas, para o seu cálculo, as despesas e receitas com juros (financeiras), o imposto de renda e a contribuição social, e a depreciação e amortização, o EBITDA Ajustado também funciona como um indicador do desempenho da Metalfrio econômico geral, que não é afetado por flutuações nas taxas de juros, alterações da carga tributária do imposto de renda e da contribuição social ou dos níveis de depreciação e amortização. Conseqüentemente, a Companhia acredita que o EBITDA Ajustado funciona como uma ferramenta significativa para comparar, periodicamente, seu desempenho operacional, bem como para embasar determinadas decisões de natureza administrativa. A Metalfrio acredita que o EBITDA Ajustado permite uma melhor compreensão não só sobre seu desempenho financeiro, como também sobre a sua capacidade de cumprir com as obrigações passivas da Companhia e de obter recursos para suas despesas de capital e para seu capital de giro. O EBITDA Ajustado, no entanto, apresenta limitações que prejudicam a sua utilização como medida de lucratividade, em razão de não considerar determinados custos decorrentes de seus negócios, que poderiam afetar, de maneira significativa, os lucros, tais como despesas financeiras, tributos, depreciação, despesas de capital e outros encargos relacionados.

A administração da Metalfrio acredita que o EBITDA e o EBITDA Ajustado são medidas práticas para aferir seu desempenho operacional e permitir uma comparação com outras companhias do mesmo segmento. Entretanto, ressalta-se que o EBITDA e o EBITDA Ajustado não são medidas estabelecidas de acordo com os Princípios Contábeis Brasileiros (Legislação Societária ou BR GAAP) ou Princípios Contábeis Norte-Americanos (US GAAP) e podem ser definidos e calculados de maneira diversa por outras companhias.