Setor de Equipamentos de Refrigeração Comercial

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Visão Geral

O mercado global de Display Cases em 2009 era de US$23,1 bilhões, segundo o último relatório disponível da Freedonia Group. Segundo este mesmo relatório, está provisionado que este mercado crescerá 7,9% ao ano, durante o período de 2009 até 2014.

O setor de refrigeração comercial engloba uma grande variedade de produtos, tais como: (i) expositores refrigerados, ou refrigeradores comerciais do tipo Plug-In, que incluem refrigeradores e freezers verticais e horizontais para uso comercial, (ii) câmaras frigoríficas, balcões e expositores (reach-in) refrigerados, (iii) máquinas de venda automática refrigeradas, (iv) máquinas de gelo, (v) peças e outros, tais como equipamentos de criogenia e refrigeradores de líquidos. Os segmentos de (a) expositores refrigerados (display), (b) câmaras frigoríficas, balcões e expositores (reach-in) refrigerados, e (c) peças e outros, são os segmentos que melhor representam as atividades da Metalfrio. No entanto, não são produzidos todos os produtos incluídos em cada uma destas categorias. Em 2009 esses três segmentos representavam aproximadamente 75,5% do mercado global de refrigeração comercial ou US$ 17,4 bilhões.

Os mercados dos Estados Unidos, Japão e Europa Ocidental representam a maior porção do mercado global de equipamentos de refrigeração comercial em valores absolutos. Entretanto os mercados em que a Metalfrio atua, notadamente a América Latina e a Europa Oriental, vêm apresentando crescimento diferenciado nos últimos anos. Os países asiáticos também vêm apresentando crescimento expressivo, com destaque para China e Índia. A segmentação do consumo deste mercado por região é apresentada abaixo:

País / Região Refrigeração Comercial (US$ milhões) CAGRe
1999 2004 2009 09-14
América do Norte 900,0 880,0 990,0 8,4%
Estados Unidos 700,0 625,0 57.255,2 7,9%
Canadá 65,0 75,0 80,0 3,7%
México 15.937,2 22.195,9 23.063,3 0,2%
Europa Ocidental 935,0 1.080,0 1.150,0 5,3%
Europa Oriental 160,0 195,0 250,0 9,4%
Rússia 60,0 80,0 105,0 10,2%
Outros países Europa Oriental 29.920,5 29.497,3 27.463,9 (1,6)%
Ásia/Pacífico 940,0 1.040,0 1.265,0 10,8%
Japão 545,0 460,0 420 1,7%
China 45,0 150,0 280,0 27,5%
Índia 40,0 60,0 90,0 16,7%
Outros Países Asiáticos 350,0 430,0 565,0 11,2%
América Latina 180,0 202,0 270,0 11,0%
Brasil 90,0 100,0 140,0 11,8%
África/ Oriente Médio 140,0 155,0 205,0 12,6%
Turquia 25,0 30,0 40,0 12,9%

Fonte: Freedonia Group.

A demanda mundial por refrigeradores comerciais do tipo Plug-In é diretamente influenciada pelas condições econômicas da indústria de alimentos e bebidas resfriadas e congeladas. Dentre os principais fatores que influenciam esta demanda são ressaltados:

(i) consumo mundial de alimentos e bebidas resfriados e congelados;
(ii) inauguração de novos restaurantes e bares, lojas de conveniência e espaços de vendas de varejo;
(iii) modernização e substituição de refrigeradores comerciais do tipo Plug-In instalados;
(iv) utilização dos refrigeradores comerciais como ferramentas de marketing; e
(v) consolidação da indústria global de alimentos e bebidas resfriados e congelados.

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Consumo Mundial de Alimentos e Bebidas Resfriados e Congelados

O aumento da renda disponível vem contribuindo para melhorias no padrão de vida das pessoas levando ao maior consumo de alimentos e bebidas. Aliado ao crescimento do consumo, há também uma mudança nos hábitos de alimentação da população.

Melhorias no padrão de vida permitem que um número maior de pessoas realize suas refeições fora de casa. Uma tendência que é estimulada pelo aumento das cadeias de restaurantes e a rápida expansão das redes de fast food ao redor do mundo, principalmente nos países da América Latina, Europa Oriental, Ásia e Oriente Médio. Este cenário influencia positivamente a demanda por equipamentos de refrigeração comercial para a conservação dos alimentos e bebidas. Além da demanda gerada pela abertura de novos pontos de venda, os refrigeradores comerciais são utilizados como expositores, ou Ice Cold Merchandisers (ICMs), oferecendo uma plataforma para a comunicação visual e merchandising, promovendo o consumo por impulso e o recall de marcas.

A concentração da população mundial em grandes centros urbanos, bem como o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho, contribui para a mudança nos hábitos de alimentação. Uma dessas mudanças é o crescimento do consumo de alimentos congelados e bebidas refrigeradas. As categorias mais relevantes destes alimentos e bebidas incluem: (i) bebidas não-alcoólicas gaseificadas tais como refrigerantes e não gaseificadas como sucos e água; (ii) cerveja; (iii) sorvetes e (iv) alimentos resfriados e congelados.

De acordo com o Euromonitor, o mercado mundial de sorvetes, cervejas e refrigerantes, alguns dos produtos mais representativos destas categorias, atingiu um montante combinado de US$1.048,3 bilhões em 2008, sendo que as Américas representavam o maior mercado consumidor, conforme mostram as tabelas abaixo.

Mercado Global de Sorvetes, Refrigerantes e Cerveja (em bilhões de US$)
2007 2008 2009 2010 2011 CAGR
Sorvete 56,3 60,7 59,7 63,5 68,9 4,12%
Refrigerante 648,0 703,6 693,5 739,1 810,4 4,57%
Cerveja 528,7 569,2 549,5 576,4 615,8 3,10%

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Crescimento no Setor

As seguintes variáveis também podem ter relevante influência no crescimento do setor:

Modernização e Substituição dos refrigeradores comerciais do tipo Plug-In instalados
A indústria de refrigeradores comerciais do tipo Plug-In tem apresentado maior velocidade na inovação de seus produtos.
Com freqüência, estas inovações são estimuladas pelo desejo das empresas de bebidas, sorvetes e congelados em aumentar as vendas por impulso de seus produtos nos pontos de venda. Alguns exemplos destas inovações incluem: (i) uso de plásticos em refrigeradores comerciais, o que possibilita aplicação de formas arredondadas e aumento da atratividade estética; (ii) aumento de área de exposição e acessibilidade aos produtos dentro do refrigerador comercial; (iii) uso de iluminação diferenciada para maior evidência e exposição de produtos; e (iv) aumento da mobilidade e redução do tamanho dos refrigeradores comerciais do tipo Plug-In.
O envelhecimento natural dos refrigeradores comerciais, combinado com a evolução e modernização de sua aparência e o aumento da vendas de produtos resfriados e congelados, levam as empresas de bebidas e alimentos a substituírem seus equipamentos e/ou aumentarem sua base instalada. De maneira geral, os clientes da Metalfrio em mercados emergentes possuem menor base instalada que clientes de outros mercados, o que ocasiona proporcionalmente maior representatividade de compras incrementais.

Desenvolvimento tecnológico da indústria de refrigeração e seus produtos
Os fabricantes de refrigeradores comerciais do tipo Plug-In constantemente buscam o desenvolvimento de novos produtos com tecnologia diferenciada. Os projetos de inovação têm se concentrado em duas categorias: (i) aquelas que reduzem o impacto ambiental dos refrigeradores comerciais – como a redução do consumo de energia e a utilização de gases refrigerantes como o CO2; e (ii) aquelas que auxiliam na gestão do parque instalado, como por exemplo, o sistema de monitoramento remoto, controladores eletrônicos de temperatura e a introdução de unidades de refrigeração removíveis que simplificam a manutenção.

Relevância como instrumento de marketing
A importância dos refrigeradores comerciais do tipo Plug-In para a estratégia de marketing das diferentes marcas de bebidas, alimentos e sorvetes, exerce um relevante impacto na demanda por equipamentos Metalfrio.
A concepção de refrigeradores que evidenciem as logomarcas e produtos dos clientes Metalfrio auxilia na comunicação visual e no recall de marca dos mesmos, enquanto a introdução de soluções de merchandising, como displays de LCD e propulsores de vapor acoplados ao refrigerador, estimulam a compra por impulso.

O marketing eficaz através do desenvolvimento de estratégias de comunicação em conjunto com seus clientes (marcas de bebidas, alimentos e sorvetes) é um dos principais fatores de sucesso no negócio de refrigeradores comerciais do tipo Plug-In.

Última Atualização em 23 de abril de 2012