Estratégia e Vantagens Competitivas

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Vantagens Competitivas

A Metalfrio acredita possuir as seguintes vantagens competitivas:

Posição de liderança na América Latina.
Com quase 50 anos no mercado, a Metalfrio é uma das mais tradicionais fabricantes de refrigeradores comerciais do mercado brasileiro e se posiciona como líder no setor de refrigeração comercial Plug-in no Brasil e na América Latina. A empresa acredita ser um dos três maiores produtores de refrigeração comercial Plug-in do mundo.
De acordo com a pesquisa Oxygen Trade de 2007, os produtos Metalfrio estão presentes em aproximadamente 90% dos estabelecimentos comerciais do Brasil que possuem equipamentos de refrigeração do tipo Plug-in. De acordo com a mesma pesquisa 38,4%, de todas as unidades de refrigeradores comerciais instaladas no Brasil são da marca Metalfrio.
A Metalfrio construiu na América Latina uma marca com alto nível de percepção de valor e uma carteira de clientes fiéis devido à qualidade, durabilidade e competitividade de seus produtos e da atenção devotada aos serviços de suporte e pós-venda dentro do conceito Life Cycle criado pela Metalfrio em 2005, que consiste em manutenção e assistência técnica completa.

Presença global, flexibilidade e ganhos de escala.
A Metalfrio acredita que sua compreensão da dinâmica da indústria global de refrigeração e dos mercados de seus clientes, aliada à localização estratégica das fábricas, além da alta flexibilidade para produção customizada alinhada à estratégia de marketing dos clientes, proporcionam um importante diferencial no atendimento às necessidades de seus clientes dentro do seu princípio de – atendimento local para clientes globais.
A expansão da Metalfrio Solutions para novos países é determinada pela identificação de oportunidades estratégicas e pela demanda de seus maiores clientes – grandes empresas multinacionais de alimentos e bebidas – por serviços locais oferecidos por fornecedores multinacionais.
A relação de confiança da Metalfrio com seus clientes de maneira duradoura oferece a empresa oportunidades de expandir suas operações internacionais para os diferentes países. Como evidência do seu grau de internacionalização, de acordo com o Ranking – Transnacionais Brasileiras 2009‖,publicado pela Fundação Dom Cabral, a Companhia ocupa a quinta posição no ranking de empresas brasileiras mais internacionalizadas, com base em índices sobre o percentual de receitas, ativos e funcionários de suas subsidiárias no exterior.

Desenvolvimento e inovação tecnológica, alta qualidade e robustez do portfolio de produtos e serviços.
A Metalfrio acredita ser reconhecida pela inovação tecnológica e qualidade de seus produtos e serviços, que compõem um portfolio robusto e reconhecido pelo mercado. Possui certificação de qualidade no Brasil e no exterior por reconhecidas instituições independentes, tais como ISO, IEC, UL, ANCE, NSF, ABNT e IRAM. Além disso, a Metalfrio busca introduzir tecnologias inovadoras em seus produtos, que propiciam maior competitividade no mercado, tais como:

  1. os refrigeradores para resfriamento rápido (véu de noiva) de cervejas, com controle inteligente de temperatura de acordo com condições ambientais externas e quantidade armazenada de garrafas;
  2. uso pioneiro no Brasil e nos EUA de gás CO2 como agente refrigerante;
  3. o sistema de monitoramento à distância – Smart Metalfrio; e
  4. o novo gabinete com Deck Removível, para rápida manutenção do sistema de refrigeração.

A Metalfrio acredita que a qualidade e a durabilidade de seus produtos, aliadas ao seu design inovador, acabamento sofisticado e à introdução de modernos conceitos de merchandising, tornam os seus produtos um importante instrumento de marketing para seus clientes.

Baixo custo de produção e localização estratégica.
A Metalfrio acredita que suas unidades industriais estão estrategicamente localizadas em regiões com: (i) alto potencial de crescimento do mercado local, bem como localização estratégica para a exportação dos seus produtos, como por exemplo, no Brasil, na Rússia, na Turquia e no México; (ii) custos competitivos de mão-de-obra, componentes e matérias-primas; e (iii) fornecedores qualificados.
Além disso, grande parte de suas unidades se aproveitam de posicionamento logístico eficiente, junto a redes de escoamento de produção e próximas aos seus principais mercados consumidores da América Latina e Europa. Algumas das unidades se beneficiam de reduzidas barreiras tarifárias para exportação e incentivos fiscais. A presença da Metalfrio em diversos mercados reduz a sua exposição a eventuais instabilidades, sazonalidades e potenciais eventos de um único mercado local, permitindo, ainda, que se beneficie da troca de experiências e das diferentes capacitações técnicas de seus funcionários espalhados pelo mundo no desenvolvimento de alternativas inovadoras para diferentes ambientes, condições de temperatura e umidade.

Posição estratégica para se beneficiar de setores de crescimento acelerado.
A Metalfrio acredita que a combinação de sua liderança na América Latina, presença em diversos mercados consumidores, alta qualidade de produtos, serviços de suporte e pós-venda, e capacidade instalada de produção estrategicamente localizada, posiciona a empresa de forma única para aproveitamento de oportunidades resultantes do crescimento global dos mercados de cerveja, refrigerante, sorvete, alimentos congelados e resfriados em geral.

Gestão com histórico comprovado de crescimento e geração de valor.
Os administradores da Metalfrio implantaram, a partir da mudança de controle da Companhia em 2004, uma cultura de geração de valor que se caracteriza por (i) ampliação da rentabilidade com incentivos apropriados para os funcionários, (ii) foco na redução de custos, aumento da eficiência da cadeia de valor e inovação de produtos, (iii) aceleração do crescimento e internacionalização do grupo e (iv) aplicação das melhores práticas de governança corporativa, tais como as exigidas pelo Novo Mercado.

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Estratégia

A estratégia para maximizar valor para os acionistas da Metalfrio é baseada nos seguintes princípios:

Focar no conceito de pontos de vendas refrigerados.
A Metalfrio pretende continuar a conceber e posicionar seus produtos como instrumentos de marketing para seus clientes. Nos principais mercados onde atua, a temperatura dos produtos de seus clientes compõe elemento fundamental no desempenho de sua venda, não somente pela sua conservação, mas também pelo seu impacto para estimular compras pelo consumidor final. Além disso, o espaço publicitário dos pontos de vendas refrigerados compõe relevante elemento de atração visual para os consumidores, criando não somente um diferencial competitivo para empresas de bebidas e alimentos, mas também aumentando as vendas de seus produtos para consumidores finais através da geração de compras de impulso. O seu modelo de negócios permite a produção em escala de refrigeradores comerciais com possibilidade de personalização de acordo com os interesses de seus clientes. A Metalfrio pretende continuar a concentrar seus esforços no desenvolvimento de produtos diferenciados para atender às necessidades específicas da estratégia de marketing de seus clientes, como por exemplo, a expansão de venda de refrigeradores específicos para cervejas (véu de noiva) no mercado doméstico e internacional.

Aumentar sua presença no mercado global, especialmente na Ásia e América do Norte, por meio de crescimento orgânico e aquisições, atuando como consolidador de mercado.
A Metalfrio pretende continuar aumentando sua presença no mercado global por meio da oferta de produtos de qualidade diferenciada, do estreitamento de seus relacionamentos com clientes e da fidelização destes através do conceito life cycle de serviços de suporte e pós-venda, especialmente em mercados com alto potencial de crescimento.

Em particular a empresa planeja ampliar suas atividades e consolidar sua posição no mercado norte-americano através da sua unidade de distribuição no Texas, nos Estados Unidos, além de fortalecer sua presença em mercados maduros da Europa Ocidental e o Oriente Médio a partir de suas unidades industriais na Rússia e Turquia. A Metalfrio acredita que com sua expansão, poderá se beneficiar das crescentes necessidades de suprimentos globais de seus principais clientes. A empresa permanecerá monitorando o setor em que atua com o objetivo de detectar novas oportunidades de aquisições estratégicas de concorrentes, notadamente em novos mercados na Ásia, onde a indústria de refrigeração ainda se encontra em processo de consolidação.

Aproveitar oportunidades de ganhos de escala gerados por suas expansões.
A Metalfrio acredita que suas expansões tornaram a verticalização da produção de certos componentes economicamente viável e possibilitaram um substancial ganho de escala global com oportunidades de redução de custos. Seu novo patamar de escala de produção gerou maior poder de barganha nas negociações de componentes e matérias primas com fornecedores globais, reduzindo seus custos de aquisição. As expansões permitiram à empresa racionalizar e otimizar a produção entre suas unidades industriais, resultando em aumento nas margens praticadas. Além disso, nos próximos anos, a Metalfrio pretende maximizar todas as oportunidades de ganhos de escala advindas de suas recentes expansões e, ainda, concentrar seus esforços de planejamento, seus sistemas e suas demais áreas administrativas de suporte no Brasil.

Expandir para novos mercados o conceito de venda direta desenvolvido no Brasil.
A maior parte da venda de produtos para seus clientes globais presentes na América Latina é feita através de relacionamento direto com o cliente, que gera margens mais atraentes do que aquelas obtidas pelas vendas através de distribuidores e permite desenvolver relacionamentos mais próximos com seus clientes. As operações adquiridas na Europa e no México utilizam canais indiretos de vendas focados em relacionamentos construídos através de distribuidores e representantes. Além de manter os canais de distribuição atuais nos mercados europeu e mexicano, foi iniciada em 2007 a nossa abordagem de vendas e marketing usada em outros mercados latino-americanos para aumentar as vendas diretas a clientes nos novos mercados. A Metalfrio também trabalha para incrementar suas vendas diretas nestes mercados para clientes globais que são atualmente atendidos diretamente do Brasil.

Última Atualização em 20 de janeiro de 2011